27 a 31 de Março, 2024

#CPBSB6

#CPBSB6

BRASÍLIA | BRASIL

Olimpíada de
Ciências Tecnologia e Engenharia Nuclear

As olimpíadas de conhecimento tradicionais são atividades extracurriculares que têm como objetivo testar o conhecimento dos alunos. Isso é feito através de provas onde o formato da avaliação varia entre questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, preenchimento de lacunas ou perguntas dissertativas.

Mais que uma competição com provas teóricas, a Olimpíada de Ciências Tecnologia e Engenharia Nuclear utilizará a metodologia STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) Cada uma destas disciplinas desempenha um papel crucial na compreensão do mundo e na resolução de problemas complexos

CIÊNCIAS

Envolve a investigação sistemática e o estudo dos fenômenos naturais e das leis que governam o universo. Isso inclui áreas como biologia, química, física, astronomia, entre outras.

TECNOLOGIA

Refere-se à aplicação do conhecimento científico para criar produtos e processos que melhorem a qualidade de vida humana. Isso pode incluir desde dispositivos eletrônicos e software até sistemas de comunicação e infraestrutura.

MATEMÁTICA

É a linguagem universal que descreve padrões e relações entre quantidades, espaço e tempo. Ela é fundamental para todas as ciências e muitas tecnologias, fornecendo ferramentas para modelagem, análise e resolução de problemas.

ENGENHARIA

É a aplicação prática do conhecimento científico e matemático para projetar, construir e manter estruturas, máquinas, sistemas e processos. Isso abrange uma ampla gama de campos. Em nossa Olimpíada vamos focar na Engenharia Nuclear.

Durante os três dias de competição, vamos realizar experimentos e desafiar os participantes a resolver problemas complexos, pensar criticamente, trabalhar em equipe e comunicar suas ideias de forma clara e eficaz. Essas competências são fundamentais na preparação do futuro dos alunos dentro de um mundo cada vez mais centrado na tecnologia e inovação.

O evento reunirá um total de 120 participantes distribuídos em oito equipes de 5 integrantes que competirão durante 3 dias nas seguintes categorias

28/03 Quinta-feira

Ensino Fundamental - 6º ano até o 9º ano

29/03 Sexta-feira

Ensino Médio: 1º ano até o 3º ano

30/03 Sábado

Público em Geral - Maiores de 18 anos alfabetizados

As atividades terão inicio às 11:00H e término às 18:00H.

As disciplinas da Olimpíada estão divididas em conteúdos adaptados para cada categoria da escolaridade dos participantes nas áreas de:

Astronomia

Biologia

Física

Química

Introdução à Engenharia Nuclear

As equipes se enfrentarão ao longo de cada dia participando de desafios emocionantes, aprendizado significativo e momentos inesquecíveis. Nossa olimpíada tem uma série de objetivos ambiciosos, todos eles destinados a promover o interesse pela ciência, tecnologia e engenharia nuclear, identificar e desenvolver talentos, despertar a curiosidade e a busca por novas soluções, fortalecer a interação entre a academia e os jovens e contribuir para a melhoria da educação em nosso país.

Despesas com transporte e alimentação são de responsabilidade dos participantes. Os alunos das categorias ensino fundamental e médio que são menores de idade, precisarão estar acompanhados do professor devidamente autorizado ou responsável legal.

Quem pode se inscrever?

A inscrição para as categorias; ensino fundamental e médio deve ser feita pelos professores que utilizarão critérios pessoais para indicar até 3 alunos. Ao indicar os alunos o professor deverá informar o código INEP/MEC da escola e seu número de matrícula. Nesse primeiro campo do formulário de inscrição apenas escolas pré-definidas pela comissão organizadora da Olimpíada poderão seguir com a inscrição dos alunos.

Caso a escola seja elegível a participar, o formulário abrirá a opção para cadastrar: nome completo do aluno, data de nascimento, número do documento de identidade, além dos dados do responsável legal do aluno, como nome, e-mail e telefone.

Além dos dados cadastrais, o professor também deverá responder a pergunta: Por que você acha que o aluno(a) indicado(a) deve participar da Olimpíada?

PREMIAÇÃO

Assinatura da plataforma Medalhei no valor de R$579,00 para 3 participantes melhor avaliados na categoria ensino fundamental + 3 integrantes na categoria do ensino médio

3 ingressos sem camping para a edição Campus Party em São Paulo para 3 participantes da categoria público em geral.

O Medalhei é uma plataforma de preparação para competir em todas as Olimpíadas nacionais. Os alunos contemplados ganharão os seguintes benefícios:

Organização:
STEM For Girls

Realização:
Campus Party + Campus Party Brasília by Gouvêa + ICP

Comissão Científica:
Instituto Mário Schenberg
Universidade Franciscana de Santa Maria
Sociedade Brasileira de Física
Associação Brasileira de Física Médica ( ABFM )
Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares ( IPEN )
Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ )
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( COPPE )

Parceiros:
Rede Todos pelas Vacinas
Instituto Principia
Rede Brasileira de Mulheres Cientistas
Universidade de São Paulo
Blogs de Ciência UNICAMP
Medalhei
Membros da Comissão Organizadora:
Aline Carvalho – Presidente
Willian Vieira Abreu – Vice-presidente
Richard Brochini – Coordenador
Solange Binotto Fagan – Coordenadora
Mona Oliveira – Coordenadora
Flávia Ferrari – Coordenadora
Gabriela Sena – Coordenadora
Eduardo Sato – Coordenador
Gabriel Fidalgo Queiróz – Coordenador
Mona Oliveira – Coordenadora

Conselheiros:
Alice Cunha da Silva
Profª Draª Susana Lalic
Prof. Dr. Marcelo Knobel
Prof. Dr. Gustavo Rojas

Monitores:
Yara Souza
Adriano Leônes
Gedeane Kenshima
Úrsula Hammes
Wellington Barbosa
Vitor Matheus Rosinski

Parceiros: