Include

by Campus Party

O Projeto Include é um programa social do Instituto Campus Party, que tem como objetivo promover a inclusão digital e social de jovens de 8 a 18 anos, de comunidades de baixa renda. O projeto conta com a implantação de laboratórios tecnológicos em comunidades onde os adolescentes têm acesso a equipamentos e cursos gratuitos de tecnologia, como robótica, programação, design, e muito mais. Estes laboratórios são viabilizados através de parcerias público ou privadas.

O Include foi lançado em 2017 e, desde então, já impactou mais de 10 mil crianças e jovens. Ao todo, 80 laboratórios já foram implantados em mais de 50 cidades espalhadas por 11 estados do Brasil. O objetivo final do projeto é implementar até 10 mil laboratórios, criando novas oportunidades para adolescentes de todo o país por meio da tecnologia.

Os laboratórios Include são equipados com mobiliário, notebooks , impressoras 3D, drones, kits de robótica, e outros equipamentos tecnológicos, num espaço lúdico e acolhedor. Os cursos são ministrados por bolsistas capacitados pelo Instituto Campus Party e moradores da própria comunidade onde o laboratório está instalado.
Dentro das edições da Campus Party, o Include é presente no espaço Campus Kids, promovendo diversos workshops para crianças de todas as idades, e demonstrações de projetos bem legais. Tudo isso para dar este primeiro gostinho das possibilidades com a tecnologia.
O Include têm um impacto positivo na vida de crianças e adolescentes participantes, proporcionando oportunidades de aprender sobre tecnologia, desenvolver habilidades digitais, e ampliar suas perspectivas de futuro. Desta forma o projeto contribui para a redução da desigualdade social e para o desenvolvimento de comunidades mais justas e inclusivas.