Logo_-_Forum-Marco-Regulatorio-da-AI_branco

18 a 22 de Junho, 2025

#CPBR17

#CPBR17

BRASÍLIA | DF

4º Fórum do Marco Regulatório da IA na CPBR17 em Brasília

A inteligência artificial é um tema central nos debates globais sobre inovação, direitos e soberania digital. O 4º Fórum Internacional do Marco Regulatório da IA na Campus Party Brasil 2025, em Brasília, reúne especialistas, gestores públicos, pesquisadores e empreendedores para discutir os desafios, oportunidades e impactos das políticas públicas e tecnologias emergentes na área de IA.

O evento acontece entre os dias 19 e 21 de junho, com uma programação que inclui palestras, painéis e oficinas distribuídos entre o Palco What’s Next e a Sala do Futuro da IA. O objetivo é fomentar o diálogo colaborativo para construção de um ambiente regulatório justo, seguro e inovador.

Atividades na CPBR17

Programação de Palestras do Fórum Internacional do Marco Regulatório da IA

Palestra:

O Futuro é A-gente

19/06

14h30 às 15h30

Palco What’s Next

Gente Inteligente Cria Agentes Inteligentes. Os agentes inteligentes não são só uma evolução tecnológica — eles estão redesenhando o mundo ao nosso redor. De decisões empresariais a interações humanas, eles já estão assumindo tarefas críticas com autonomia e precisão. Nesta palestra, você vai entender como mentes visionárias estão criando agentes que pensam, agem e transformam realidades. Porque no fim das contas, é a inteligência humana que dá poder à revolução agentic.

Palestrante

Sandeco Macedo

Palestrante

Painel:

IA em disputa:
regulação, tecnologia e soberania digital no Brasil e no mundo

20/06

14h30 às 15h30

Palco What’s Next

A inteligência artificial tornou-se não apenas um motor de inovação, mas também um tema central nos debates sobre regulação e proteção de direitos. Em meio a esse cenário, governos, empresas e sociedade civil buscam caminhos para construir marcos regulatórios que garantam a proteção de direitos, promovam o desenvolvimento tecnológico e preservem a soberania digital.

Este painel examina os desafios e oportunidades que surgem na regulação da IA, a partir de experiências internacionais — como a Lei de IA da União Europeia — e do contexto brasileiro. A discussão propõe uma reflexão sobre como diferentes atores podem colaborar na construção de um ecossistema de IA mais justo, seguro e alinhado com os valores constitucionais.

Painelistas:

Gabriele Mazzini

Idealizador e autor principal da Lei de Inteligência Artificial da União Europeia

Carlos Affonso de Souza

Diretor no ITS (Instituto de Tecnologia & Sociedade do Rio de Janeiro)

Leonardo Reisman

Diretor Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF

Dinâmica:
contextualização, apresentação do líder do painel, apresentação dos participantes, rodada de debates e perguntas do público. Após o painel, haverá um bate-papo na Sala do Futuro da IA com Gabrielle Mazzini.
Painel:

Potência regional:
a contribuição das políticas locais de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento nacional

21/06

14h30 às 15h30

Palco What’s Next

Enquanto os debates sobre inovação costumam se concentrar em grandes centros econômicos, este painel propõe um olhar estratégico para o papel das políticas públicas regionais de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Especialistas e gestores públicos das regiões Centro-Oeste e Nordeste compartilham experiências concretas de programas, redes de pesquisa, parcerias com universidades e setor produtivo, além de iniciativas voltadas à inclusão digital e à transformação social via inovação.
O objetivo é refletir sobre como ações descentralizadas, feitas sob medida para realidades locais, podem influenciar positivamente a agenda nacional de desenvolvimento, além de apontar caminhos para maior integração entre regiões, articulação federativa e impacto estruturante das políticas de CT&I.

Painelistas:

Marcelo Tas

Comunicador, educador e palestrante

Adriano da Rocha Lima

Secretário Geral do Estado de Goiás

Marco Antônio Costa Jr

Secretário de Ciências e Tecnologia do Distrito Federal

André Macedo Santana

Secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Piauí

Dinâmica:
contextualização, apresentações iniciais, experiências regionais, rodada de debate e perguntas do público.

Programação Sala do Futuro da IA

As oficinas da Sala do Futuro da IA na CPBR17 foram organizadas em três frentes. A primeira, conduzida pelo Cappra Institute, propôs reflexões sobre o papel humano diante da automação, os impactos da IA na educação e os desafios da criação de conteúdo na era digital. A segunda, com metodologia do ITS Rio, promoveu debates sobre inclusão no mundo do trabalho e proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais mediados por IA. A terceira frente, liderada pela AI Agents Brazil, mergulhou na nova era dos agentes inteligentes, explorando suas interfaces, aplicações e protocolos de integração com o mundo real.

Coordenações e Facilitações:

Coordenação: Ricardo Cappra
Facilitação: Yuri Quisbert

Coordenação: João Victor Archegas
Facilitação: Cristina Alves e Pedro Braga

Coordenação: Sandeco Macedo

Cronograma Sala do Futuro da IA

DataHorárioAtividade
19/0610h45 às 12h15Oficina Cappra Institute: Qual é o papel do humano no mercado de trabalho cheio de máquinas?
19/0613h15 às 14h45Oficina Cappra Institute: Educação com IA, o que muda para professores e alunos?
19/0617h00 às 18h15Oficina Cappra Institute: Criação ou repetição? O futuro da criação de conteúdo na era da IA
20/0611h às 12h15Oficina ITS Rio: IAí – Construindo oportunidades para todos no mundo do trabalho
20/06 12h45 às 15hOficina ITS Rio: Redes de Proteção – Criando ambientes digitais seguros para as próximas gerações na era da IA
21/0610h15 às 11h15Oficina AI Agents Brazil: O futuro é agente. Aprenda sobre os agentes inteligentes movidos por LLMs
21/0611h30 às 12h30Oficina AI Agents Brazil: Interfaces de agentes. Descubra como os agentes de IA estão reinventando nossa forma de interagir com o software
21/0613h45 às 14h45Oficina AI Agents Brazil: MCP, o protocolo que conecta cérebros à realidade

Detalhamento das Oficinas e Workshops

Workshop

O papel do humano no mercado de trabalho cheio de máquinas?

Cappra Institute

19/06

10h45 às 12h15

Enquanto máquinas assumem tarefas repetitivas e decisões são delegadas a algoritmos, muitos trabalhadores se perguntam: quais habilidades ainda serão essenciais? Como se preparar para um futuro onde a presença humana é cada vez mais desafiada? Para responder a essa pergunta, a oficina parte de um roda de discussões sobre as preocupações e expectativas em torno da tecnologia no ambiente profissional. Neste workshop serão realizadas análise de tendências, dinâmicas de reflexão para serem propostos caminhos possíveis para posicionar o humano no centro de um mercado automatizado, como protagonista em novos papéis e novas necessidades.

Workshop

  Atividade com foco em Professores, Pais, e Alunos  

Educação com IA:
o que muda para professores e alunos?

Cappra Institute

19/06

13h15 às 14h45

Em um contexto em que a inteligência artificial começa a mediar desde a busca por conhecimento até a personalização de rotinas de aprendizagem, a escola enfrenta um dilema urgente: qual o papel do humano na educação quando máquinas também ensinam?
Diante do avanço de tecnologias como chatbots personalizáveis e ferramentas generativas, professores e estudantes precisam repensar os seus papéis: como garantir que o professor permaneça como referência crítica e que o aluno desenvolva autonomia sem terceirizar seu processo formativo às máquinas?
Com foco em aprofundar nestes temas a mesa de discussões foca em propor para educadores e estudantes diretrizes para uma educação com o apoio de inteligências artificiais. A proposta é refletir sobre como integrar tecnologias de forma ética, pedagógica e humana, respeitando a essência da formação integral.
Durante todo o processo, uma ferramenta de Inteligência Artificial será utilizada para coletar, organizar e expandir as ideias levantadas, contribuindo com repertório, síntese e provocações adicionais.

Workshop

Criação ou repetição?
O futuro da criação de conteúdo na era da IA

Cappra Institute

19/06

17h00 às 18h15

Em um momento em que qualquer pessoa pode gerar textos, imagens, músicas e vídeos com poucos cliques, surge a preocupação de entender como seria possível garantir ética, autoria e responsabilidade na criação de conteúdos mediados por inteligência artificial.
Ferramentas generativas se tornam cada vez mais acessíveis, mas ainda falta clareza sobre seus limites, usos adequados e consequências. Quem assina o que foi gerado por uma máquina? Como evitar a pasteurização da produção criativa? Quais os direitos, e os deveres, de quem cria com IA?
Para refletir sobre essas perguntas, a oficina propõe um espaço de discussões, reflexão crítica e experimentação criativa. A ideia é construir diretrizes sociais e criteriosas para que essa exploração entre as infinitas possibilidades e os riscos da produção automatizada chegue em equilíbrio, valorizando a ética, a autoria e a criatividade ampliada.

Oficina Interativa

  Atividade com foco em Professores, Pais, e Alunos  

Redes de Proteção
Criando ambientes digitais seguros para as próximas gerações na era da IA (ITS Rio)

Cappra Institute

20/06

12h45 às 15h

Em um cenário onde crianças e adolescentes acessam a internet cada vez mais cedo, expostos a conteúdos inadequados, desinformação e interações tóxicas, o projeto busca construir pontes entre famílias e ferramentas tecnológicas. Diante da dificuldade de muitas famílias em acompanhar os riscos e recursos disponíveis, a oficina parte de uma pergunta central: como garantir que pais, responsáveis e educadores estejam preparados para proteger e mediar a presença online de crianças e adolescentes em um ambiente digital desenhado por — e para — adultos?

Para responder essa pergunta, partimos de uma abordagem que alia escuta, pesquisa, formação e produção de conteúdo. Assim, a iniciativa visa substituir a lógica da proibição pela cultura do diálogo, do cuidado e da orientação digital.

Linhas para discussão e dinâmicas:

➔ Panorama sobre exposição de crianças e adolescentes aos riscos digitais, em especial àqueles representados pela IA (como chatbots, algoritmos de recomendação de conteúdo, etc.);
➔ Achados da pesquisa com pais e responsáveis sobre mediação parental;
➔ Ferramentas de controle parental disponíveis na Internet e redes sociais;
➔ Estratégias de mediação digital e boas práticas de comunidades escolares que atuam como redes de proteção.

Workshop

O futuro é agente.
Aprenda sobre os agentes inteligentes movidos por LLMs

AI Agents Brazil

21/06

10h15 às 11h15

Prepare-se para uma imersão no que realmente está moldando o amanhã: os agentes inteligentes movidos por LLMs. Descubra como essa revolução silenciosa está transformando tudo — do modo como trabalhamos às decisões que tomamos. Não é previsão, é realidade em construção! (Nível Básico)

Workshop

MCP:
o protocolo que conecta cérebros à realidade

AI Agents Brazil

21/06

13h45 às 14h45

Chega de inteligências artificiais isoladas no mundo das ideias. Com o Model Context Protocol (MCP), os modelos finalmente ganham contexto e conseguem interagir com o mundo real — dados, APIs, sensores, humanos. É como plugar um cérebro em um sistema operacionaldo mundo. O MCP é a ponte entre a inteligência e a ação. É o que transforma IA em impacto! (Nível Básico)

Workshop

Interfaces de agentes.
Descubra como os agentes de IA estão reinventando nossa forma de interagir com o software

AI Agents Brazil

21/06

11h30 às 12h30

Adeus, Botões! Está chegando a era em que clicar será coisa do passado. Descubra como os agentes de IA estão reinventando nossa forma de interagir com o software. Teclados, menus e janelas estão dando lugar a conversas inteligentes, fluidas e naturais. Bem-vindo ao novo padrão das interfaces: o diálogo! (Nível Básico)