11 a 15 de NOVEMBRO, 2022

#CPBR14

#CPBR14

SÃO PAULO | BRASIL

C Party_logo cores-04

HACKATHON

_O que é?

Hackathon Reboot The World é uma maratona de tecnologia realizada pela Campus Party Brasil e seus parceiros com objetivo de reescrever o código fonte do mundo, encontrando soluções para problemas de diversos segmentos usando a tecnologia como meio.

O hackathon acontecerá entre os dias 14 e 22 de julho. Com final e apresentação do grande campeão dentro da Campus Party Digital Edition. O objetivo é de potencializar as ideias, após o término da maratona os campeões de cada desafio estarão automaticamente qualificados para participar do programa de aceleração que será realizado em parceria com a Sai do Papel.

Durante o hackathon os participantes poderão: escolher um entre todos os desafios/temáticas disponíveis, encontrar outros participantes para formarem seus times caso ainda não esteja formado e desenvolver soluções incríveis!

_Confira a agenda completa:

15/07 – Live Desafío BSB – 19:00 às 20:00h;
16/07 – Live Abertura do Hackathon;
17 e 18/07 – Dias de trabalho e mentoria do hackathon;
18/07 – Submissão do hackathon até às 23:59h;
19 e 20/07 – Período de avaliação dos jurados;
22/07 – Final Hackathon Reboot The World –
24/07/2021 18:00:00 às 18:55:00 – Palco Reboot The World

_Como funciona?

O Hackathon Reboot The World funcionará da seguinte forma:

1
Os participantes podem escolher um entre os desafios disponíveis para participar. Porém a escolha só estará disponível após a inscrição e no início do hackathon.

2
As inscrições são individuais, e os grupos podem se formar organicamente, caso um participante não tenha grupo, ele pode entrar em um durante o período de criação de times, ou encontrar outros participantes na mesma condição e formar um novo time.

3
O hackathon terá duas etapas de avaliação: uma semifinal, na qual será escolhido por uma banca indicada pela própria marca desafiante o campeão do desafio. Após isso, o representante do desafio seguirá para uma segunda avaliação onde será escolhido o projeto campeão da 1º Edição do Hackathon Reboot The World. Esta segunda banca será independente e formada por profissionais e empresas indicadas pela Campus Party Brasil.

4
Os times campeões de cada desafio, automaticamente estão elegíveis para participar do programa de 6 semanas de aceleração que será realizado em parceria com a Sai do Papel.

_Premiação

O grupo campeão de cada desafio poderá escolher um combo de ingresso + camping para qualquer edição física da Campus Party. Além de ganhar um programa de aceleração que será realizado em parceria com a Sai do Papel.

A propriedade intelectual da solução que foi desenvolvida é do grupo que a criou. É uma premissa básica que a Campus Party não abre mão.

As inscrições podem acontecer de forma individual, porém, respeitando a capacidade máxima de cinco pessoas. Caso você tenha realizado a inscrição de forma individual, os dois primeiros dias serão focados na formação de times entre esses participantes.

É permitida a participação de pessoas de todas as idades, porém, para os menores 18 (dezoito) anos até a data de início do evento, é necessária a autorização dos responsáveis legais. Caso um participante menor de 18 (dezoito) anos venha a ganhar a competição, a premiação também é entregue aos responsáveis legais.

Os participantes do Hackathon Reboot The World devem se enquadrar em algum dos seguintes perfis: Especialista em Negócios, Marketing, UX/Designer ou Desenvolvedor.

Todo processo de mentoria é acompanhado via plataforma Shawee e Discord App. As pessoas que participam da mentoria atendem os grupos individualmente e, após cada rodada, o ciclo se repete com o próximo grupo que marcou um horário com o mentor.

Segue um breve tutorial de como realizar o agendamento da mentoria com o @CPBot:

1º Vá na conversa privada com o @SCPBOT e envie uma das palavras-chaves a seguir: “ajuda”, “comandos” ou “help”

 

2º Para visualizar as mentorias disponíveis digite “lista de mentorias” ou apenas “mentorias”

 

3º Após combinar com seu time qual é a melhor mentoria, agende um horário digitando “agendar mentoria #ID_DA_MENTORIA” ou apenas “agendar mentoria ID_DA_MENTORIA” (sem a hashtag)

A imagem abaixo ilustra como funciona O ID da mentoria:

Seguiu esses passos? Agora o CPBot enviará um e-mail para o mentor deixando todo o time em cópia (CC), o mentor conduzirá o restante da jornada para que vocês encontrem a melhor plataforma para as sessões de mentoria.

Seu papel é ser a luz no fim do túnel! Os mentores são pessoas com domínio de campo e experiência para dar conselhos que realmente funcionam. Importante lembrar que nenhum deles vai dar respostas para o grupo, mas sim estimular o time para que encontrem as respostas que precisam. Os mentores existem para gerar “provocações”, mas não entenda isso como algo ruim, “construtivo” é a palavra da vez aqui.

Nadinha! Zero reais! Nothing! Você não precisa pagar para se inscrever e participar do hackathon.

Participar de hackathons pode contribuir (e MUITO) para sua carreira, ser um potencializador de oportunidades, conectá-lo com o mercado de grandes empresas e startups. Além disso, é uma chance de trabalhar a comunicação, aprender com as skills do próximo, exercitar a cooperatividade e sua habilidade de escutar.

A inscrição é individual, mesmo para os participantes que já tenham um time formado. Se você não conhece ninguém que toparia participar disso com você, não se preocupe! No início do hackathon será liberado acesso ao nosso canal no Discord App, assim todos poderão se conectar entre si para formar novos times e/ou incluir mais integrantes (claro, tudo dentro das diretrizes do regulamento).

Sim, essa é a beleza do Hackathon online: não tem fronteiras! Você pode participar de qualquer lugar do mundo.

O time campeão garante entrada para a próxima Campus Party de qual estado ele quiser, além de campings para ficar todos os dias junto conosco.

O certificado é emitido ao término do Hackathon na própria plataforma da Shawee, porém é necessário que o time tenha realizado submissão do projeto para ter acesso à essa solicitação. Caso contrário, não será possível emiti-lo.

O entregável é o projeto que foi desenvolvido durante o hackathon, e você pode disponibilizá-lo de diversas formas. Mas para esse hackathon específico, pedimos que a submissão seja realizada através da plataforma da Shawee.

Você precisará fazer a submissão, obrigatoriamente, na plataforma da Shawee, até a data limite da submissão. Para entender melhor como realizá-la, siga as instruções disponíveis aqui (https://shawee-oficial.gitbook.io/shawee/).

A submissão de projetos do Hackathon Reboot The World deverá ocorrer por meio da plataforma da Shawee até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de julho de 2021 (Domingo) da seguinte forma:

  1. a) Video Pitch: link do vídeo no YouTube de até 02 (dois) minutos na estrutura de um pitch reforçando problema, solução e tecnologia utilizada. Os vídeos com mais de 02 (dois) minutos não serão aceitos e causam a desclassificação imediata da equipe. O vídeo deve ser disponibilizado somente no Youtube, com o link do mesmo sendo enviado na plataforma Shawee. O vídeo deve ser postado como ‘Público’ ou ‘Não listado’.
  2. b) Vídeo Demo: link do vídeo no YouTube de até 60 (sessenta) segundos gravando a tela e navegação da solução desenvolvida. Neste vídeo não podem ser utilizadas ferramentas de prototipação que não apresentem código desenvolvido. Os vídeos com mais de 60 (sessenta) segundos não serão aceitos e causam a desclassificação imediata da equipe. O vídeo só deve ser disponibilizado no Youtube, com o link do mesmo sendo enviado na plataforma Shawee. O vídeo deve ser postado como ‘Público’ ou ‘Não listado’
  1. c) Apresentação: no formato de slides, com estrutura de pitch contendo informações sobre o problema, a solução e as tecnologias utilizadas. Pode-se utilizar desse material para trazer informações de mercado e roadmap futuro da solução desenvolvida. É obrigatório utilizar formato .pdf e recomendado não exceder 10 (dez) slides.
  1. d) Link público do repositório: (disponibilização em repositório do github. Caso a solução utilize mais de um repositório, o participante deve enviar o link de todos (limitado a três links no máximo). Cada link deve ter um arquivo Read com informações sobre o projeto. Recomendamos seguir as boas práticas com os commits vide: https://www.conventionalcommits.org/en/v1.0.0-beta.2/

 

  1. e) Link da solução: caso a solução desenvolvida esteja hospedada em um link, este pode ser disponibilizado, porém não faz parte do escopo de avaliação navegar na solução. A solução precisa ser claramente apresentada no vídeo demo. (Item opcional)

 

O total de links disponibilizados não pode ser superior a 07 (sete), sendo:

 

  1. I) 01(um) vídeo pitch;
  2. II) 01 (um) vídeo demo;

III) 01 (um) .pdf de apresentação;

  1. IV) 01 (um) a 03 (três) links de repositório público; e
  2. V) 01 (um) link de solução.

As inscrições vão até o dia 16/07 às 23h59.

  • 14/07 – Live Desafios Goiás – Turismo/a definir – 19:00 às 20:00h;
  • 15/07 – Live Desafío BSB – Desafío a/definir – 19:00 às 20:00h;
  • 16/07 – Live Abertura do Hackathon;
  • 17 e 18/07 – Dias de trabalho e mentoria do hackathon;
  • 18/07 – Submissão do hackathon até às 23:59h.
  • 19 e 20/07 – Período de avaliação dos jurados;
  • 22/07 – Final Hackathon Reboot The World – Palco Living Better – 13h30 às 14h25 – (BSB + GO)
  • 14/07 – Live Desafios Goiás – Turismo/a definir – 19:00 às 20:00h;
  • 15/07 – Live Desafío BSB – Desafío a/definir – 19:00 às 20:00h;
  • 16/07 – Live Abertura do Hackathon;
  • 17 e 18/07 – Dias de trabalho e mentoria do hackathon;
  • 18/07 – Submissão do hackathon até às 23:59h.
  • 19 e 20/07 – Período de avaliação dos jurados;
  • 22/07 – Final Hackathon Reboot The World – Palco Living Better – 13h30 às 14h25 – (BSB + GO)

Criatividade e originalidade: o quão original e criativo é o projeto, não apresentando apenas uma cópia de outras soluções já existentes em diferentes segmentos;

Aplicabilidade: o  potencial do projeto para solucionar os problemas atinentes ao desafio proposto;

Qualidade do protótipo: a aparente qualidade em suas funcionalidades que o protótipo exibido no vídeo de demonstração apresenta;

Tecnologia: a solução faz uso de tecnologias consideradas disruptivas e que de fato pode oferecer escala ao projeto; e

Elemento Futuro: as tendências futuristas demonstradas pelos elementos do projeto;

Envie um e-mail para [email protected] que ficaremos felizes em te ajudar.

_Desafios

Em breve divulgaremos todas as marcas participantes e desafios respectivos.